sábado, 27 de agosto de 2011

Sugestão de leitura sobre Método Suzuki

Lançado em 2011 o livro PEDAGOGIAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL - Beatriz Ilari e Teresa Mateiro (organizadoras).
O livro apresenta didaticamente artigos sobre dez métodos de educação musical de importância no mundo e no Brasil. Dentre esses métodos a professora Beatriz Ilari fala sobre o Método Suzuki. Uma importante referência para quem vai trabalhar com esse Método ou gostaria de conhecer seus princípios e sua história (de Shinichi Suzuki).
Em linguagem simples, numa pesquisa minuciosa - o livro também é indicado a professores, pais e alunos que querem saber mais sobre esse método.

BEATRIZ ILARI: "é Ph. D em música (McGill University - Canadá), mestre e especialista em educação musical. Iniciou estudos de violino com Shinobu Saito em Campinas /SP e mais tarde foi professora de violino pelo Método Suzuki. (...) Tornou-se pesquisadora em educação musical mas nunca abandonou as idéias filosóficas como aluna e professora do Método Suzuki. Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR)".

A EDUCAÇÃO DO TALENTO - O MÉTODO SUZUKI

Segundo Ilari: " mais do que um simples método instrumental a Educação do talento é uma verdadeira filosofia educacional que propõe uma nova leitura da criança instrumentista, do talento, do papel da socialização na aprendizagem instrumental e do potencial musical na vida humana."
A autora fala da importância da contribuição de Suzuki sobre talento musical: "não é fruto do acaso, e nem é uma forma de herança genética, mas sim consequência do estudo sistemático" Ilari (2011).
Suzuki fala que "todas as crianças tem potencial para aprender e tal potencial pode ser desenvolvido desde que o ambiente ao redor da criança seja estimulante e a instrução apropriada" (SUZUKI apud. ILARI, 2011, P. 188) . No Método Suzuki é reforçada a ideia de que "a aprendizagem instrumental não é privilégio de indivíduos especiais, mas pode ser para todas as crianças" Ilari (2011).

Ao longo do texto Ilari apresenta os princípios do método, a história de Suzuki, a vinda do método para o Brasil (através de Irmã Wilfred) e os primeiros professores que começaram no Brasil.

Também a autora demonstra como o desenvolvimento musical ocorre no Método Suzuki, sua proposta pedagógica, origens culturais e filosóficas, a relação triádica - aluno - pais - professor.

Interessante também o estudo sobre a importância da memória, as repetições e influências do zem-budismo dentro do Método Suzuki na prática musical e desenvolvimento do aluno como pessoa.
A autora também fala do material didático - os métodos organizados pedagogicamente e as principais críticas que o método tem. Essas críticas são relacionadas a maneiras diferentes de se aplicar o Método, as vezes sem o conhecimento dos princípios filosóficos e falta de preparo de alguns professores que tentam utilizar o Método.
Outro aspecto enfatizado por Ilari é a importância que o Método Suzuki dá à motivação, prática em grupo e socialização dentro do desenvolvimento musical do aluno. "Além de prazerosas, as aulas e apresentações dão oportunidades para que as crianças troquem idéias e aprendam umas com as outras, por meio da observação, audição e, é claro, imitação, porém de forma não competitiva" (ILARI, 2011, P. 202).
Vale a pena a leitura desse capítulo, assim como de todo o livro que fala de dez métodos diferentes de educação musical.

referência:
ILARI, Beatriz, Shinichi Suzuki - a educação do talento in Pedagogias em Educação Musical, Curitiba, Ed. IBPEX, 2011.

abraço
Katarina
kataviola@hotmail.com





2 comentários:

  1. Gente, eu e meu marido nos interessamos muito por esse método (ele um pouco mais, já que estudou música). Queriamos aprender o básico (pelo menos) antes de termos nosso primeiro filhinho... O que n deve demorar muito. Estou louca atrás de um livro, mas parece que os livros sumiram. Vcs têm alguma dica de onde posso encontrar material.
    Ah! Obrigada pela introdução que vcs disponibilizaram aqui. Fiquei com água na boca... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paolla!
      Você encontra livros sobre o método suzuki na livraria Cultura aqui no Brasil.
      Existe um site chamado Go Strings (www.gostrings.com) que vende muito material suzuki também. É americano mas entrega no Brasil.
      Um beijo!

      Excluir